O Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) recebeu 88 integrantes do Grupo da Saúde Universal (GSU) para uma doação coletiva de sangue. Esta foi a terceira ação do grupo na unidade, com o objetivo de reforçar os estoques de sangue essenciais para o tratamento de pacientes oncológicos.
Além da doação, o GSU também oferece apoio emocional e espiritual aos pacientes, reforçando sua missão de solidariedade e fé. O instrutor de trânsito Reginaldo de Oliveira Dias, participante da ação, destacou a importância de ajudar o próximo.
“Venho várias vezes ao ano doar sangue porque o mais importante é a vida. Essa campanha é sobre amar e contribuir com o próximo. Já faço parte da Igreja há 12 anos, e ações como essa reforçam a importância de salvar vidas com um gesto tão simples.”
O pastor e capelão da Igreja Universal, Fernando Okonski, também ressaltou a mobilização de doadores de diferentes cidades, como Goiânia e Goianira. “Promovemos campanhas em junho e novembro, convidando membros e voluntários a doarem sangue, uma verdadeira doação de vida. É emocionante vê-los chegando cedo e felizes para participar desse gesto de solidariedade.”
Importância da doação de sangue
O enfermeiro do Banco de Sangue do HAJ, Edivando da Silva, explicou que a doação é vital para a continuidade dos tratamentos de pacientes com câncer. “Pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia ou enfrentam emergências precisam de transfusões constantes. Sem o sangue, é impossível manter os tratamentos em andamento”, disse.
De acordo com o enfermeiro, a meta diária do Banco de Sangue é de 70 a 100 doadores para garantir os estoques. “Nos últimos 12 meses, realizamos a transferência de quase 3 mil hemocomponentes. Doar sangue é um processo rápido e simples, que pode salvar até quatro vidas por doação”, concluiu.
Como doar
As doações no Banco de Sangue do HAJ ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua 239, nº 181, Setor Universitário. Confira os requisitos para doar:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (primeira doação deve ser feita até os 60 anos);
- Menores de 18 anos devem apresentar formulário de autorização;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido ao menos 8 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores).
Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelos telefones: (62) 3243-7031 ou (62) 99805-0375.
A sua doação pode salvar vidas!