11 de novembro de 2024 Capacitação

Dr. Ruffo de Freitas é promovido a Professor Titular da UFG

Promoção representa o mais alto nível de carreira acadêmica na Universidade Federal de Goiás O médico oncologista do Setor de…

Promoção representa o mais alto nível de carreira acadêmica na Universidade Federal de Goiás

O médico oncologista do Setor de Ginecologia e Mama do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), Dr. Ruffo de Freitas Junior, foi oficialmente promovido ao cargo de Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) em cerimônia realizada no dia 18 de outubro, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina (FM/UFG). A conquista marca o ápice da trajetória acadêmica do professor e representa o mais alto nível na carreira docente, reconhecendo sua excelência no ensino, pesquisa e contribuições significativas para a área médica e a sociedade.

A solenidade incluiu a defesa de seu memorial acadêmico, uma etapa obrigatória para a promoção à Classe E — conhecida como Professor Titular. Essa avaliação reconhece docentes que se destacam por méritos acadêmicos e impacto profissional. Dr. Ruffo recebeu a nota máxima, demonstrando a importância de seu trabalho para a UFG e a comunidade acadêmica. “A titulação é o auge da carreira docente nas universidades públicas federais. A defesa do memorial só é possível com o reconhecimento da comunidade acadêmica”, ressaltou o oncologista.

Para Dr. Ruffo, a promoção reflete anos de dedicação à docência e à pesquisa. “O processo começa com a aprovação do Colegiado, que avalia se o professor está apto para defender, em sessão pública, sua trajetória acadêmica”, explicou. “Minha defesa foi avaliada por professores titulares, que analisaram a relevância da minha vida acadêmica, meu comprometimento com o ensino, pesquisa e inovação”, completou.

Trajetória consolidada

A conquista do título é mais um marco na carreira do médico, que há 41 anos mantém o mesmo entusiasmo e compromisso com a medicina e o juramento de Hipócrates, feito em sua formatura na Faculdade de Medicina de Vassouras, em 1983. “Sinto-me honrado e feliz; enquanto puder servir, desejo que Deus me permita continuar ajudando e aproveitando essa linda oportunidade de viver”, afirmou emocionado.

Pesquisa e defesa contra o câncer

A banca examinadora foi composta por respeitados docentes: Prof. Dr. João Bosco Ramos Borges (Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP), Prof. Dr. Ricardo Francalacci Savaris (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS), Prof. Dr. Vinícius Milani Budel (Universidade Federal do Paraná – PR) e Prof. Dr. Marcos Ávila (UFG). Segundo Dr. Ruffo, a pesquisa contra o câncer demanda esforço conjunto e parcerias, sendo essencial para o desenvolvimento científico e para fortalecer as instituições e pesquisadores envolvidos.

Para a UFG, a presença de um professor e pesquisador como Dr. Ruffo estimula a produção científica e incentiva novos profissionais a se envolverem em pesquisa. A defesa do memorial exigiu organização e contou com o apoio de pessoas próximas, como Thaynara, Luana e Danielle, que o auxiliaram na preparação dos 2.149 documentos que compõem o memorial, reunindo quatro décadas de contribuições acadêmicas. “Mesmo com muitos registros organizados ao longo do tempo, foi necessário reordená-los e organizá-los de forma lógica. Contei também com a ajuda de minha esposa, Nilceana, que colaborou na seleção de fotos para o memorial”, comentou.

Próximos passos e desafios

A trajetória de Dr. Ruffo foi marcada por foco, resiliência e paixão. “Os desafios do dia a dia exigem dedicação constante. Acredito que o aprendizado está em perseverar e lutar pelos nossos objetivos”, relatou. Para o futuro, ele planeja continuar suas pesquisas, contribuir para a formação de novos profissionais e difundir o conhecimento científico, mantendo o compromisso com o progresso da medicina e da saúde pública.

Créditos das fotos: UFG



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo