Mais de 20 pessoas aproveitaram o último sábado (15/03) para ajudar no tratamento de pacientes do Araújo Jorge – Hospital de Câncer, doando sangue na campanha “Missão Vida: Seu sangue salva!”, organizada pelo Banco de Sangue da instituição em parceria com um grupo de empresários.
A advogada Karine Oliveira participou da ação pela segunda vez e destacou a importância de pensar no próximo. “Participei da campanha de Natal e fui convidada por uma amiga a doar novamente. Sempre tive o hábito de doar por uma questão pessoal de auxiliar o próximo. Se você pode fazer algo para contribuir com a sociedade, faça. Sou voluntária em outras ações e sempre é possível fazer o bem”, afirmou.
O motorista de aplicativo Roberto Lopes Dias também compareceu à campanha. “Minha motivação é ajudar o próximo para que ele tenha uma melhor condição de vida. Fazia um tempo que eu não doava, e agora retomei. As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da doação de sangue”, ressaltou.
Voluntário frequente
Jornalista, empresário e doador no Araújo Jorge, Willer Castro foi um dos organizadores da iniciativa, criando um grupo para incentivar a doação. “O grupo começou há dois anos, e a ideia é fortalecer ainda mais para ampliar as ações. Quero expandir esse movimento e incentivar as pessoas a se tornarem doadores frequentes, independentemente das nossas campanhas”, explicou.
Segundo ele, o grupo informa como funciona o processo de doação de sangue, que é simples e dura, em média, 40 minutos – desde a identificação do doador até a finalização. “Sou doador desde julho de 2004, e passei a doar no Araújo Jorge depois que uma amiga teve câncer, em 2015. Durante uma visita a ela, observei as crianças e percebi a necessidade de doações para o hospital”, contou.
Campanhas de doação
A supervisora do Banco de Sangue, Kelly Alves Macedo, explicou que a unidade tem investido em campanhas internas para incentivar a doação entre colaboradores. “Buscamos desenvolver o perfil do doador voluntário, aquele que doa por consciência e retorna regularmente. Também queremos dar mais visibilidade ao Banco de Sangue, porque muitos pacientes desconhecem nossa existência. Independentemente da quantidade de doadores, cada doação é essencial”, afirmou.
Ela também destacou a queda no número de doações no início do ano. “No período pós-férias, há uma diminuição nas doações, mas a demanda se mantém, devido às cirurgias e ao tratamento do câncer. Em janeiro e fevereiro, os estoques ficaram baixos, mas agora estamos retomando com parcerias estratégicas. É uma necessidade contínua, pois o sangue tem validade curta. Nossa demanda por plaquetas é muito alta, e estamos adotando medidas para conscientizar os voluntários”, finalizou.