12 de março de 2025 Doações

Calouros da UFG participam de campanha solidária e doam sangue ao Araújo Jorge

Na manhã dessa segunda-feira (11), mais de 60 calouros do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram…

Na manhã dessa segunda-feira (11), mais de 60 calouros do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram da campanha “Calouro Solidário: Doe Sangue, Salve Vidas”, realizando doações no Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge – Hospital de Câncer. Além dos estudantes de Biomedicina, acadêmicos de outros cursos também aderiram à iniciativa.

Para o biomédico Jeffiter Roniery, do Setor de Controle de Qualidade, a ação representa uma alternativa solidária aos tradicionais trotes universitários. “Eu, junto ao Setor de Captação, tive a ideia de promover um trote solidário, especialmente porque nossos estoques estavam baixos. Além disso, os alunos de Biomedicina sempre se envolvem nessas campanhas. A doação é um ato altruísta e voluntário, que beneficia tanto o Banco de Sangue quanto os próprios estudantes, ao despertar neles a consciência sobre a importância desse gesto e seu impacto na vida dos pacientes”, ressaltou.

Para muitos calouros, essa foi a primeira experiência com doação de sangue. Maria Fernanda do Nascimento, de 18 anos, estudante de Matemática, compartilhou sua motivação. “Sempre tive curiosidade de saber como funciona a doação e de que forma meu sangue poderia ajudar outras pessoas. Quando soube do projeto da faculdade, achei a proposta muito interessante. A doação é um gesto de empatia e solidariedade. Eu mesma posso precisar de sangue um dia, então ser uma doadora regular é algo positivo para todos. Mesmo com medo de agulha, decidi vir e vivenciar essa experiência”, contou.

Douglas Lucas Lopes, de 19 anos, calouro de Biomedicina, destacou a emoção de poder contribuir. “Para mim, é muito gratificante. Meu pai precisou de várias transfusões ao longo da vida devido a problemas de saúde, então sei o quanto esse gesto é importante. Sou apaixonado pela área da saúde e ajudar as pessoas é algo que me motiva. Doar sangue é um ato de empatia e cuidado com o próximo”, afirmou.



Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo