Acadêmicos do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) participaram, na segunda-feira (24/03), da campanha “Calouro Solidário: Doe Sangue, Salve Vidas!”, beneficiando pacientes do Hospital de Câncer Araújo Jorge. A iniciativa reuniu mais de 16 calouros engajados na causa social e na oportunidade de fazer a diferença na vida do próximo.
“Estamos participando dessa campanha pela segunda vez e a consideramos de extrema importância. Tentamos incentivar os alunos a doarem frequentemente no Banco de Sangue do Araújo Jorge, pois cada doação pode salvar vidas. Sempre recebemos relatos de que o sangue doado foi encaminhado a alguém que precisava”, afirmou Lara Queiroz Tavares, presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont.
Para ela, a doação representa um gesto de empatia e solidariedade. “Essa ação é muito significativa, e vamos continuar incentivando mais pessoas a participarem. Fizemos divulgação nas redes sociais, fomos às salas de aula e pedimos aos representantes que transmitissem essa mensagem”, destacou.
O biomédico do Setor de Controle de Qualidade do Banco de Sangue, Jeffter Roniery Silva, explicou que a ideia da campanha surgiu na unidade com o objetivo de inovar e atrair novos doadores. “Unimos nossa necessidade à força dos alunos para a doação coletiva de sangue. Propusemos inicialmente aos estudantes de Biomedicina, e desde o ano passado expandimos a parceria para o curso de Ciências Aeronáuticas. Sangue é vida, e essa união tem sido muito positiva”, afirmou.
Ele também ressaltou a alta demanda por doações e a importância da participação dos jovens. “Precisamos constantemente de sangue, e o público jovem tem disposição e vontade de ajudar, o que faz toda a diferença. Mesmo que sejam doadores de primeira viagem, nosso objetivo é incentivá-los a se tornarem doadores frequentes”, disse, agradecendo pelo gesto altruísta.
O estudante Luiz Felipe Barro Borges participou da campanha doando sangue pela primeira vez. “Nosso ato é importante porque salva vidas, e pretendo me tornar um doador frequente. Essa campanha incentiva nós, jovens, a fazermos algo positivo pela sociedade, e quero trazer mais pessoas para o Banco de Sangue”, afirmou.


