Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Instituto de Ensino e Pesquisa
Tamanho da Letra A- | A+

Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia (RCBP-GO)

O câncer constitui-se hoje em um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Doenças neoplásicas exigem estruturas hospitalares complexas, tecnologias de diagnóstico avançadas e tratamentos cujos custos de implantação e manutenção são onerosos. Dados sobre as incidências e mortalidade por câncer são essencias, uma vez que representam os instrumentos fundamentais para o planejamento e o subsídio de decisões político-administrativas que propiciam uma melhor assistência médica, além da prevenção da doença. Os Registros de Base Populacional são sistemas de informação que apresentam os dados reais sobre incidência de câncer em um município. A incidência de câncer representa o ponto de partida para numerosos estudos epidemiológicos descritivos e analíticos.

O Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia foi criado em julho de 1986, na secretaria de Estado de Saúde de Goiás e em novembro de 1994 foi transferido para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás, onde vem desenvolvendo suas atividades.

O trabalho desenvolvido pelo RCBP compreende a coleta, a identificação e o registro de informações especificam sobre cada caso de câncer surgido no município de Goiânia, no decorrer de cada ano. Durante os últimos 20 anos, o RCBP de Goiânia coletou e registrou 64.871 novos casos de câncer, sendo 54,7% mulheres e 45,3% homens, surgidos no período de 1988 a 2007. A coleta dos dados é ativa e os critérios de controles de qualidade são traduzidos pela consistência das informações: idade, sexo, topografia e histologia.

O RCBP – Goiânia permite detectar na população:

- Fatores ambientais que podem estar relacionados ou influenciar na prevalência das neoplasias malignas;

- Grupos étnicos mais afetados;

- Quais setores da área de cobertura do Registro de Câncer tem maior incidência de neoplasias;

- Quais as tendências da incidência e mudanças no comportamento de alguns cânceres ao longo do tempo, entre outros.

Horário de atendimento: 8 às 17, de segunda a sexta.

Telefone: 3243-7076/3243-7075

Veja Também