Artigos Científicos

Ensino e Pesquisa Pesquisa Clínica

O Setor de Pesquisa Clínica e Básica foi criado em 2006 e, em 2008, passou a integrar o Instituto de Ensino e Pesquisa, fomentando o desenvolvimento de projetos científicos na área de oncologia dentro da instituição. O projeto de criação do primeiro Laboratório de Oncogenética e Radiobiologia do Centro-Oeste é um exemplo da atuação do setor. Com a iniciativa, a ACCG tem a oportunidade de contribuir com as ações em andamento em genômica (ramo da bioquímica que estuda o genoma completo de um organismo, dedicando-se a determinar a sequência completa ou parcial do DNA), pois conta com profissionais especializados e abundante número de pacientes.

Biologia Tumoral e Oncogenética

Biologia Tumoral e Oncogenética

O Setor de Biologia Tumoral e Oncogenética (SBD) desenvolve pesquisas sobre mutações genéticas associadas ao câncer, trabalhando com os casos atendidos e tratados no Hospital de Câncer Araújo Jorge. Com uma equipe de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o SBD conta com equipamentos e recursos tecnológicos avançados, que investigam formas hereditárias de câncer e alterações genéticas específicas com potencial prognóstico e preditivo, utilizando testes de genética molecular. Criado em janeiro de 2010, desenvolve inúmeros projetos de pesquisa financiados pelas agências de fomento (CNPq, FAPEG, CAPES), em colaboração com instituições de ensino, como a UFG, a PUC Goiás e instituições de saúde, como o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública de Goiás e Hospital das Clínicas da UFG. O SBD também serve de apoio na formação de estudantes e profissionais na área de oncologia molecular, e consequentemente recebe colaboração destes na realização de diversos projetos e publicações de trabalhos.

Comitê de Ética em Pesquisa

É um órgão colegiado da ACCG, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, que tem por objetivo analisar e acompanhar as pesquisas que envolvem seres humanos, visando a observância das normas éticas na defesa dos direitos do participante da pesquisa, individual ou coletivamente considerado.

Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo