Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Hospital Ara�jo Jorge
Tamanho da Letra A- | A+

Radioterapia

Destaque

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás possui dois Serviços de Radioterapia, um localizado no Hospital Araújo Jorge em Goiânia e o outro na Unidade Oncológica de Anápolis. Trata-se de um dos maiores Serviços de Radioterapia do país atendendo pacientes particulares, de convênio e do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo deste último o segundo maior centro no país em número de atendimentos. O número de pacientes atendidos é em média 350 por dia. 
A ACCG iniciou o ano de 2010 com quatro aceleradores lineares, um aparelho de radiocirurgia e um de braquiterapia de alta taxa de dose. No primeiro semestre de 2010, a partir de um convênio estabelecido com o Ministério da Saúde, serão adquiridos dois novos aceleradores lineares de última tecnologia e um simulador de radioterapia para realizar as programações dos pacientes. Neste semestre será realizada ainda a atualização tecnológica dos softwares de planejamento tanto de teleterapia como de radiocirurgia. Portanto, este ano marca um novo grande momento para o Setor, e a Associação de Combate ao Câncer em Goiás estará oferecendo a todos os seus pacientes, que precisam deste tratamento, tecnologias avançadas e ainda uma maior humanização no atendimento, visto que, com a aquisição do simulador, as grandes esperas pelas aplicações diárias não mais ocorrerão.
A equipe do Serviço de Radioterapia da Associação de Combate ao Câncer em Goiás atua de forma multidisciplinar, disponibilizando aos pacientes profissionais como radioterapeutas, neurocirurgiões, endocrinologista, físicos, psicólogo e enfermeira padrão.


As modalidades de Radioterapia

Existem várias modalidades do tratamento que podem ser administradas antes, após ou concomitante à quimioterapia ou à cirurgia. De modo mais amplo, a radioterapia se divide em teleterapia (modalidade de aplicação de radiação em que a fonte radioativa está externa ao paciente e a distância dele) e braquiterapia (fonte radioativa em contato com o paciente).

•A teleterapia consiste de aplicações diárias de segunda a sexta, sendo qual a dose recebida por dia e o número de aplicações total é definido pelo radioterapeuta a partir de vários fatores, principalmente do tipo do câncer e do seu estadiamento (o quanto a doença está ou não avançada).
•A braquiterapia é realizada em poucas sessões, geralmente quatro, uma vez por semana. Para os dois casos são realizadas simulações que definem o volume-alvo do tratamento com a preservação dos órgãos sensíveis próximos ao campo de tratamento. Em todas as situações, o melhor método é selecionado para que a dose se concentre no tumor, evitando ao máximo os tecidos normais vizinhos, aumentando as taxas de cura e reduzindo os efeitos colaterais do tratamento.

Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica Fracionada

Outra modalidade, a Radiocirurgia, é realizada desde o ano de 2000 no Setor de Radioterapia do Hospital Araújo Jorge, tendo sido a segunda unidade na América Latina a executar o procedimento. Embora use no termo a palavra cirurgia, trata-se apenas de uma radioterapia externa de alta precisão, que usa um equipamento especial para posicionar o paciente e aplicar uma dose única de radiação a uma lesão. É normalmente usada para tratar tumores cerebrais que não podem ser tratados regularmente por cirurgia geralmente por serem de difícil acesso cirúrgico. Em relação a Radioterapia Estereotáxica Fracionada, esta apresenta a mesma precisão da radiocirurgia, contudo a dose total de radiação é dividida em diversas doses menores aplicadas ao longo de vários dias. As indicações vão desde neoplasias malignas, mal-formação artério-venosa, neoplasias benignas como meningeomas, até distúrbios funcionais como epilepsia.

Manual de cuidados em Radioterapia


Setor de Radioterapia da Associação de Combate ao Câncer em Goiás
Horário de funcionamento: 6h30 às 24h30 (três turnos)
Telefones: 62 3243- 7040/ 3243-7140 ou 3243-7196

Veja Também