Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Hospital Ara�jo Jorge
Tamanho da Letra A- | A+

Psicologia

O paciente em tratamento na ACCG e sua família contam com o auxílio de uma equipe de psicólogos para a compreensão dos sentimentos, emoções e atitudes diante da doença e dos procedimentos. A solicitação do atendimento psicológico poderá ser realizada pela equipe multiprofissional, pelo próprio paciente ou seu familiar.

O atendimento começa na fase de investigação diagnóstica, estendendo-se às fases de tratamentos e pós-tratamentos, visando fornecer apoio psicológico e orientação, bem como suporte emocional e psicoterapêutico.

O atendimento psicológico pode ser realizado em várias etapas:
1. Na fase de investigação diagnóstica: visando trabalhar os conteúdos emocionais que emergem (angústia, ansiedade, insônia, etc.), relacionados ao medo da confirmação do diagnóstico.
2. Antes de iniciar o tratamento quimioterápico e/ou radioterápico: para melhor adequação e adesão a estas modalidades de tratamento, trabalhando as dificuldades de compreensão e aceitação, pois a indicação costuma ser percebida como assustadora e, muitas vezes, é carregada de idéias errôneas devido às informações distorcidas do meio sócio-cultural em relação ao tratamento oncológico.
3. Durante a fase de tratamento quimioterápico e/ou radioterápico: com o objetivo de trabalhar as dificuldades que emergem relacionadas a estes tratamentos (efeitos colaterais, alteração na imagem corporal, etc.), auxiliando o paciente a buscar formas de lidar melhor com as adversidades advindas da doença e dos tratamentos e minimizando, assim, o nível de estresse e ansiedade.
4. Atendimento de preparação psicológica para cirurgia, transplante de medula óssea e exames invasivos, quando houver indicação.
5. Atendimento de apoio e orientação psicológica aos familiares ou acompanhantes: possibilitando à família melhor compreensão da situação emocional do paciente ocasionada pela doença e tratamentos para que os familiares possam tornar-se elementos ativos no processo de tratamento e reabilitação do paciente.
6. Acompanhamento psicológico pós-tratamentos de quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e até mesmo para pacientes fora de tratamento que continuam fazendo acompanhamento médico.
7. Acompanhamento psicológico em situações de recidiva da doença e em cuidados paliativos.
8. Acompanhamento psicológico aos familiares no momento da perda de um ente querido e também pós-óbitos com a realização de reuniões em grupo aos enlutados.

O Serviço de Psicologia atua junto à equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar através de interconsultas, discussões de casos, participações em mesas redondas e visitas coletivas, contribuindo assim para uma melhor compreensão dos comportamentos e situações psicológicas da clientela atendida.
 
Horário de atendimento: 8h às 18h.
Telefone de contato: 62 3243-7221

Veja Também