Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Hospital Ara�jo Jorge
Tamanho da Letra A- | A+

Enfermagem

Está na hora de trocar o soro?

Essa injeção vai doer?

Esse remédio é ruim?

 

Responder a essas perguntas é parte do dia-a-dia dos profissionais de Enfermagem da ACCG, que compõem um grupo de mais de 400 pessoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Esses profissionais assumem o compromisso de prestar assistência humanizada, de qualidade, individualizada, sistematizando o cuidado integral aos paciente e permanecendo sempre lado a lado com eles durante todo processo saúde-doença.

No Hospital Araújo Jorge(HAJ), esse trabalho é organizado e estruturado nos chamados postos de enfermagem, onde ficam dispostos todo tipo de material necessário para a rotina assistencial. Esses verdadeiros “quarteis generais” correspondem aos andares existentes e são distribuídos estrategicamente, visando oferecer suporte a todos os pacientes internados.

No térreo, estão localizados os Postos 1A, 1B, 1C e SPA (Setor Pronto Atendimento, também conhecido como Emergência, que funciona 24 horas). No segundo andar, encontram-se, portanto, os Postos 2A e 2B. Consequentemente, no terceiro andar, ficam os Postos 3A, 3B e 3C. E, por fim, no 4º andar está o P4A, dentro do Setor de Oncologia Pediátrica.

Mas não é só nos postos que trabalham os profissionais de enfermagem do HAJ. Diversos outros  atuam no Setor de Esterilização, Centro Cirúrgico, UTI, Ambulatório, Quimioterapia, Radioterapia, Tratamento de Feridas, Segurança do Trabalho, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Auditoria, Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (GAPPO), Transplante de Medula Óssea, Registro Hospitalar de Câncer, Gestão de Leitos, Centro Médico Ambulatorial, Divisão de Programa dos Ostomizados, Banco de Sangue, Endoscopia,  dentre outros.

Na Unidade Oncológica de Anápolis, o time desses profissionais também é muito forte. Lá, a equipe está distribuída nos consultórios, postos de enfermagem,quimioterapia, dentre outros locais.

Confira algumas curiosidades sobre a enfermagem!

a) O termo enfermeiro (a) compõe-se de duas palavras do latim: 1. “nutrix”, que significa Mãe; 2. “nutrire”, verbo que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando em nurse, que, traduzido para o português, significa enfermeira.

b) Os primeiros enfermeiros no Brasil, foram os padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540. A baiana Ana Néri foi a pioneira em enfermagem no Brasil e a primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

 

Missão do Setor de Enfermagem

“Assegurar ações de enfermagem para prevenir, diagnosticar, tratar e combater o câncer, através da assistência, ensino e pesquisa, com a visão estratégica de ser reconhecida nacionalmente como enfermagem oncológica.”

Contato:
Telefone: 62 3243-7149
Email: enfermagem@accg.org.br

Veja Também