Equipe Multi

O Hospital de Câncer Araújo Jorge oferece um tratamento que é reconhecido pela sua qualidade e também por uma característica multidisciplinar, tendo vários especialistas além da equipe médica atuando em prol do tratamento.

Setores como Psicologia, Farmácia, Nutrição e Dietética, Serviço Social, Enfermagem e Fisioterapia atuam conjuntamente com a equipe médica e cada uma dessas equipes alinha a sua conduta profissional ao tratamento, obtendo assim melhores resultados.

Enfermagem

Enfermagem

Responsáveis por cuidar diretamente da medicação, da alimentação, do banho e dos equipamentos que mantêm os sinais vitais dos pacientes, estes profissionais também amparam familiares, abraçam o medo de quem luta pela vida e estendem a mão a quem recebeu um diagnóstico que tirou todas as certezas do lugar.

Composta por mais de 400 profissionais (entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), a equipe de Enfermagem da ACCG oferece assistência individualizada aos pacientes e seus familiares. Sua atuação é interdisciplinar e integrada com o corpo clínico e com os serviços de internação, centro cirúrgico, ambulatório, UTI, quimioterapia e radioterapia.

Fisioterapia

Fisioterapia

O Setor de Fisioterapia do Hospital Araújo Jorge foi criado em 1994 e oferece atualmente suporte às equipes que atuam no Setor de Oncologia Pediátrica, UTI, Clínica Médica e Cirúrgica, Oncologia Clínica e Ambulatório. O trabalho consiste em atender pacientes com disfunções respiratórias no período pré-operatório, preparando e orientando para um restabelecimento precoce da função pulmonar, de modo a evitar complicações respiratórias após o procedimento cirúrgico.

Além disso, a intervenção facilita a abordagem durante a fase pós-operatória e de internação prolongada. De acordo com a conduta fisioterapêutica, a cinesioterapia motora precoce é de suma importância para a melhora do condicionamento físico, para a prevenção de edemas, fraqueza muscular e reabilitação destes pacientes.

Nutrição e Dietética

Na ACCG, a batalha no combate à doença é diária. Ela está na assistência de qualidade, no amparo emocional e na tecnologia de ponta. Mas também está no carinho que tempera cada refeição servida, na elaboração de cardápios nutritivos e no capricho que transforma receitas simples em grandes acontecimentos, levando a memória, e o coração, de cada um dos nossos pacientes para mais perto de casa.

O Setor de Nutrição e Dietética do Hospital de Câncer Araújo Jorge está dividido em duas áreas: Produção de alimentos: setor responsável pela elaboração de cardápios especializados para pacientes, acompanhantes e empregados e baseados nas técnicas recomendadas pelos órgão de saúde; e Nutrição Clínica: setor responsável por atender pacientes internados ou em regime ambulatorial.

Serviço Social

Serviço Social

Mais do que o tratamento em si, quem luta contra o câncer precisa de amparo, de suporte emocional e de uma escuta sensível que esteja sempre atenta ao impacto da doença para além do corpo. Aqui na ACCG esse papel é desempenhado por uma equipe mais que especial: são assistentes sociais que apoiam, orientam e lutam diariamente um mundo menos desigual.

O Serviço Social é composto por Assistentes Sociais que prestam atendimento a pacientes e seus familiares, buscando formas de beneficiar o usuário durante todo o processo de cuidado oncológico e facilita o acesso a informações e também aos programas públicos e institucionais, para garantir os direitos sociais e o exercício da cidadania.

Telefone: (62) 3243-7026

Psicologia

Psicologia

O paciente em tratamento na ACCG e sua família contam com o auxílio de uma equipe de psicólogos para a compreensão dos sentimentos, emoções e atitudes diante da doença e dos procedimentos. A solicitação do atendimento psicológico poderá ser realizada pela equipe multiprofissional, pelo próprio paciente ou seu familiar.

O atendimento começa na fase de investigação diagnóstica, estendendo-se às fases de tratamentos e pós-tratamentos, visando fornecer apoio psicológico e orientação, bem como suporte emocional e psicoterapêutico.

O Serviço de Psicologia atua junto à equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar através de interconsultas, discussões de casos, participações em mesas redondas e visitas coletivas, contribuindo assim para uma melhor compreensão dos comportamentos e situações psicológicas da clientela atendida.

Telefone: (62) 3243-7221

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Equipe especializada em identificar, prevenir e avaliar os problemas com a fala, a deglutição, a mastigação e a voz, além de oferecer a melhor forma de reabilitação, sempre buscando fazer com que o paciente volte a se alimentar pela boca (e não mais por sonda), volte a falar bem e ser bem compreendido (um desafio para aqueles que tiveram a retirada total da laringe, por exemplo), possibilitando sua reintegração ao ambiente social e profissional.

Farmácia e Manipulação

Farmácia e Manipulação

O Setor de Farmácia e Manipulação do Hospital de Câncer Araújo Jorge é o primeiro do Centro-Oeste a implantar o Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU) para medicamento oral e injetável. Com esse sistema, os medicamentos são enviados aos postos de enfermagem já com as dosagens exatas destinadas a cada paciente, gerando mais segurança para o paciente e economia para a instituição.

Todo o trabalho de assistência, considerado de alto nível, segue as normas e padrões estabelecidos pela ANVISA. As salas possuem um sistema de ar filtrado insuflado que garante risco zero de contaminação. Para garantir a qualidade do serviço, uma equipe de 20 profissionais entre farmacêuticos, técnicos e auxiliares, atuam de maneira dinâmica e padronizada.

A utilização do Sistema de Dosagem Unitária tem uma lista de vantagens:

  • Maior interação do farmacêutico com os outros profissionais da saúde.
  • Redução das tarefas nos setores, evitando perdas e desvios.
  • Redução das tarefas desenvolvidas pela enfermagem.
  • Aumento do controle sobre a utilização dos medicamentos.
  • Rapidez na administração das doses.
  • Maior segurança do médico que prescreve o medicamento.
  • Funcionamento mais dinâmico do serviço de farmácia.
  • Redução no índice de erros de administração de medicamentos.

Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo