Institucional

O único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia da região Centro-Oeste.

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) é uma instituição privada de caráter filantrópico, ou seja, sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Saúde (MS) como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde (CEBAS-Saúde), declarada Entidade de Utilidade Pública Estadual e Municipal; é filiada à Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc).

Fundada em 1956 pelo médico alagoano Dr. Alberto Augusto de Araújo Jorge, com o apoio do Rotary Clube de Goiânia, a ACCG mantém, com recursos próprios e doações, três unidades operacionais, sendo duas voltadas à assistência em saúde (Hospital de Câncer Araújo Jorge e Unidade Oncológica de Anápolis) e uma à formação de profissionais que exercem atividades em oncologia (Instituto de Ensino e Pesquisa).

A ACCG é o único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), atendendo a pacientes de Goiás e de outros estados do país. Hoje, são realizados anualmente mais de 1 milhão de procedimentos entre consultas, internações, cirurgias, aplicações de doses de quimioterapia, sessões de radioterapia, entre outros.



Missão

Missão

Prestar assistência integral, oferecer ensino especializado e desenvolver pesquisa oncológica de excelência para atendimento de qualidade ao paciente com câncer.

Visão

Visão

Ser referência nacional na qualidade da assistência oncológica.

Valores

Valores

  • Gestão eficiente e compartilhada;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Acolhimento e assistência com foco na segurança do paciente;
  • Espírito de equipe, ética profissional e institucional;
  • Comprometimento com o crescimento e resultados.

Somos os únicos do Centro-Oeste a: tratar integralmente as crianças e adolescentes; a oferecer apoio paliativo com equipe especializada e a realizar transplante de medula óssea pelo SUS.

Pediatria

Pediatria

A ACCG é a única instituição a atender integralmente crianças e adolescentes com câncer pelo SUS no estado de Goiás. A Pediatria atende a quase 500 crianças e adolescentes por mês.

GAPPO - Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico

Cuidados Paliativos

A ACCG é a única instituição a ter o Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (GAPPO), para promover o alívio da dor e de outros sintomas estressantes.

Onco-hematologia

Transplante de Medula Óssea

A ACCG é a única instituição credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar o Transplante de Medula Óssea pelo SUS no estado de Goiás.

A estrutura ACCG Conheça nossa estrutura administrativa

Assembleia Geral

É a reunião dos sócios, no pleno exercício de seus direitos, constituída soberanamente, convocada e instalada na forma da lei dos presentes estatutos para deliberar sobre assuntos de interesse social.

Clique para ver mais

Conselho Deliberativo

Órgão estratégico que representa a vontade coletiva dos associados da ACCG, posicionado entre a Assembleia Geral e a Diretoria Executiva, com poder para supervisionar e moderar os atos executivos.

Clique para ver mais

Diretoria Executiva

Órgão formado por associados, eleitos a cada dois anos, para gerir a instituição no que tange às demandas executivas, liderando, diretamente, o Núcleo Gestor.

Clique para ver mais

Hospital de Câncer Araújo Jorge

O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) é a primeira e a maior unidade operacional da ACCG. É uma unidade de saúde privada e filantrópica, atendendo em média 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HAJ atende pacientes de todas as idades, oferecendo tratamento para todos os tipos de câncer com os mais modernos recursos da atualidade. O Hospital de Câncer Araújo Jorge é considerado referência no tratamento do câncer no Centro-Oeste, mas também atende pacientes de outras regiões brasileiras, notadamente Norte e Nordeste (Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia).

Instituto de Ensino e Pesquisa

Instituto de Ensino e Pesquisa

O objetivo fundamental do Instituto de Ensino e Pesquisa, o IEP, unidade operacional da ACCG, é o desenvolvimento da Educação e da Pesquisa em Saúde, oferecendo aprimoramento e capacitação técnico-científica para os profissionais da instituição e suporte técnico necessário à pesquisa e aos estudos em saúde na área da oncologia.

O leque de atuação do IEP vai desde uma simples pesquisa em oncologia feita por um estudante de ensino fundamental até a formação especializada de profissionais graduados. A unidade também funciona como apoio para a formação de mestres e doutores da ACCG.


Unidade Oncológica de Anápolis

Unidade Oncológica de Anápolis

A Unidade Oncológica de Anápolis (UOA) foi inaugurada em 20 de dezembro de 1994 e acabou se tornando um valioso braço da ACCG, atendendo à demanda crescente. Por meio dela, hoje oferecemos assistência oncológica a toda macrorregião Centro-Norte do Estado, com cerca de 60 municípios.

A UOA oferece serviços como consultas ambulatoriais, radioterapia, quimioterapia, cirurgias ambulatoriais, exames radiológicos, citológicos e laboratoriais. Além do atendimento médico, todos os pacientes dispõem dos serviços de apoio, como assistência social, nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Já os serviços de odontologia e de fisioterapia são garantidos por uma parceria com a UniEvangélica que atende os pacientes da UOA na própria Universidade.

Em 2021, uma parceria com a Santa Casa de Anápolis (SCA) resultou na criação do Centro Oncológico. Na prática, a Santa Casa cedeu parte do seu espaço físico para realização de cirurgias oncológicas e para a construção da Central de Quimioterapia e da Divisão de Diluição de Antineoplásicos da UOA.


Nosso Histórico Tradição e história em excelência médica

1956

1956

Em 20 de janeiro de 1956, com o apoio de um grupo de médicos e do Rotary Clube de Goiânia, é concretizado o sonho do médico alagoano Dr. Alberto Augusto de Araújo Jorge: a fundação da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, a ACCG.

1959

1959

A ACCG funcionava em um pavilhão cedido pela Santa Casa de Misericórdia onde realizava precariamente o atendimento oncológico. Neste ano é iniciada a construção da primeira unidade da ACCG, o Hospital de Câncer de Goiânia, no Setor Universitário.

1960

1960

Em 1960, o Dr. Araújo Jorge recebe a visita do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, na ACCG. Na época, além do atendimento a pacientes com câncer, a Instituição se dedicava a desenvolver ações de prevenção e esclarecimentos sobre a doença.

1967

1967

Em março de 1967, após uma década de trabalho intenso, a ACCG inaugura a Fundação Hospital de Câncer de Goiânia, realizando mais um sonho do Dr. Araújo Jorge: o funcionamento de uma unidade hospitalar especializada no tratamento oncológico, e que seria acessível à população carente. Naquele ano nascia a primeira e mais antiga unidade da ACCG e que ao longo de sua história se tornou referência nacional no combate ao câncer.

1968

1968

Em 1968, a ACCG cria sua segunda unidade operacional, o Centro de Estudos do Hospital de Câncer, unidade voltada para estudos e pesquisas na área oncológica. Atualmente, a unidade tem o nome de Instituto de Ensino e Pesquisa, sendo responsável pelo aprimoramento técnico-científico dos seus profissionais e dos profissionais da área de saúde, promovendo cursos como Residência Médica em Cancerologia e Residência em Enfermagem Oncológica.

1977

1977

Em 1977, a ACCG prestou uma homenagem ao criador da Instituição, o médico alagoano Dr. Alberto Augusto de Araújo Jorge, transferindo o nome da unidade de Hospital de Câncer de Goiânia para Hospital Araújo Jorge.

1987

1987

O Setor de Radioterapia do Hospital Araújo Jorge adquire no ano de 1987 o primeiro acelerador linear. O equipamento é responsável por realizar as sessões de radioterapia e funciona até os dias de hoje.

1990

Ano da 1ª turma de Residência Médica em Oncologia, coordenada pelo então Centro de Estudos que, no ano seguinte, recebeu a denominação de Instituto de Ensino e Pesquisa, unidade operacional da ACCG.

1991

1991

Inauguração do Núcleo de Assistência Social, unidade responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que objetivam beneficiar pacientes e familiares carentes atendidos pela instituição.

1992

Inauguração do Setor de Prevenção, unidade criada pela ACCG cujo objetivo era desenvolver atividades de prevenção primária e secundária tendo como público alvo a população goiana.

1993

Em 1993, a ACCG criou o Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (GAPPO) que passou a oferecer atendimento domiciliar aos pacientes do Hospital Araújo Jorge fora das possibilidades terapêuticas.

1994

Inauguração da Unidade Oncológica de Anápolis, unidade de diagnóstico e tratamento criada para atender pacientes de Anápolis e região Norte de Goiás.

1997

1997

Em 1997, a Instituição criou o Setor de Captação de Recursos que tem como objetivo captar doações financeiras da comunidade e que colaboram com o custeio dos projetos sociais desenvolvidos pela Instituição, como, por exemplo, o GAPPO – Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico.

1998

1998

A ACCG inaugurou em 1998 a ampliação do Hospital de Câncer Araújo Jorge. O novo prédio de quatro andares possibilitou um aumento da capacidade de atendimento da unidade de aproximadamente 60%, em seis mil metros quadrados de área construída.

1999

1999

Em 1999, foi adquirido para o Setor de Radioterapia do Hospital de Câncer Araújo Jorge um Acelerador Linear ALX CLINAC/600, equipamento responsável pelo tratamento radioterápico. O Ministério da Saúde, com o apoio da então deputada federal Lídia Quinan, liberou verbas que viabilizaram a aquisição do novo equipamento.

1999

1999

O Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge passou a funcionar no 4º andar do novo prédio da unidade que havia sido inaugurado no ano anterior. A partir de então, crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, foram beneficiadas com um atendimento mais humanizado, em melhores instalações físicas, em espaços exclusivos como: quimioterapia, internação, consultórios médicos, sala de ludoterapia, consultório odontológico, e para atendimento psicológico e de assistência social.

2000

2000

Em 2000, o Setor de Radioterapia do Hospital Araújo Jorge adquiriu o equipamento de braquiterapia de alta dose e ainda foi responsável pela realização da 1ª Radiocirurgia da região, se tornando a segunda unidade hospitalar na América Latina a realizar o procedimento.

2000

2000

O Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital Araújo Jorge foi inaugurado em 2000 e nesse mesmo ano realizou o primeiro transplante de medula óssea na região Centro-Oeste.

2002

Em 2002, o Setor de Terapia Intensiva do HAJ passou por uma ampla reforma e foi reinaugurado em novo espaço físico, tendo ampliado a sua capacidade de atendimento com o aumento do número de leitos. Nesse mesmo ano o IEP criou o Curso de Especialização em Física Médica.

2003

2003

A Casa de Apoio Governador Marconi Perillo foi inaugurada no ano de 2003 e obteve o patrocínio do Governo do Estado de Goiás, através do seu então Governador Marconi Perillo. O prédio de quatro andares passou a abrigar o Núcleo de Assistência Social e a casa de apoio que hospedava pacientes do Hospital de Câncer Araújo Jorge vindos de outras cidades em busca de tratamento.

2004

2004

Em 2004, a ACCG iniciou um grande investimento: a construção de uma nova unidade, o Centro Médico Ambulatorial, prédio de oito pavimentos, onde serão realizados atendimentos ambulatoriais, incluindo Banco de Sangue, Setor de Quimioterapia, consultórios, salas de exames, salas de curativos, e centro cirúrgico para pequenas cirurgias.

2005

2005

No final do ano de 2005, a ACCG iniciou a comemoração do seu cinqüentenário em uma homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás pela relevância do trabalho realizado ao longo deste meio século de luta contra o câncer.

2006

2006

Em 2006, a Instituição celebrou o seu aniversário de 50 anos com a realização de um culto ecumênico em janeiro no auditório do Hospital de Câncer Araújo Jorge e uma solenidade no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia no mês de março. Voluntários, associados, empregados, estagiários e pacientes da ACCG, além de autoridades, imprensa, contribuintes e parceiros participaram das celebrações.

2007

2007

O novo Setor de Quimioterapia da Unidade Oncológica de Anápolis foi inaugurado no ano de 2007, quando teve sua capacidade de atendimento ampliada em ambiente físico mais apropriado e com novos equipamentos. A construção do local e a compra de cadeiras especiais foram viabilizadas por meio de uma parceria com o FÓRUM do município.

2008

O Curso de Residência em Enfermagem Oncológica, o qual visa atender a demanda de profissionais que atuam no segmento oncológico, foi criado em 2008 pela ACCG, e é o primeiro da região centro-oeste e reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação.

2009

2009

No segundo semestre de 2009, foi iniciado o projeto de Reforma e Adequação do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge. O projeto será responsável por uma ampla reestruturação do setor, o qual ocupa todo o quarto andar onde são atendidos crianças e adolescentes em tratamento na Instituição.

2009

2009

Em dezembro de 2009, em uma sessão ordinária da Assembléia Legislativa, a Instituição obteve a aprovação da criação do Estatuto do Portador de Câncer. O projeto foi idealizado pela médica radioterapeuta, Dra. Juliana Castro Dourado Pinezi, e apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEG), e obteve ainda o apoio dos deputados Hélio de Sousa e Wagner Guimarães que assim que tomaram conhecimento da proposta atuaram na Assembléia Legislativa fazendo com que a Lei fosse criada.

2009

2009

Nesse mesmo ano o Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge passou a funcionar em novas instalações no Centro Médico Ambulatorial da ACCG. A mudança marcou o início da ocupação da nova unidade e possibilitou ao Banco de Sangue a melhoria dos seus serviços, bem como a capacidade do seu atendimento.

2009

2009

A ACCG criou o Centro Integrado de Oncologia, setor do Hospital Araújo Jorge responsável pelo tratamento quimioterápico de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. A mudança de unidade de assistência social para unidade de tratamento foi necessária devido a existência de grande demanda que era reprimida quando o setor funcionava em local menor resultando numa capacidade de atendimento menor.

2012

2012

Com a decisão do Juiz de Direito, Dr. Jeronymo Pedro Villas Boas, os membros da diretoria (gestão 2010/2012) foram afastados. Em 16 de fevereiro, também por determinação judicial, foram nomeados diretores interventores: Dr. Alexandre João Meneghini, como presidente; Dr. Paulo Moacir de Oliveira Campoli, como tesoureiro geral; Dr. Adriano Augusto Peclat de Paula, como secretário geral; Dr. Geraldo Silva Queiroz, como diretor técnico do Hospital de Câncer Araújo Jorge – substituído pelo Dr. Márcio Roberto Barbosa da Silva, em 2013.

2013

2013

Lançamento da campanha Outubro Rosa pela primeira vez no HAJ.

2014

2014

Aquisição do novo acelerador linear Elekta Compact.

2014

2014

Construção de uma nova Central de Administração de Quimioterápicos (3º andar).

2014

2014

Reforma e acréscimo de novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

2015

Elaboração do Regimento Interno e Regulamento Eleitoral da ACCG.

2016

2016

A campanha Abraçaço reuniu mais de 1.000 pessoas (funcionários, pacientes, familiares, representantes de entidades) em volta do HAJ para chamar a atenção da gestão pública para a grave crise econômica pela qual passava a instituição, com risco ao fechamento do TMO.

2016

2016

Em 2016, os ostomizados de Goiás ganharam um banheiro acessível e adequado para fazer o descarte da bolsa de ostomia no Hospital de Câncer Araújo Jorge.

2017

2017

Em 2017, a Diretoria Executiva apresentou o novo sistema de gestão hospitalar que está sendo adotado pela Instituição.

2019

Em 2019, foram realizadas duas grandes obras de reformas: uma no Ambulatório e a outra no Centro de Oncologia Clínica e Quimioterapia.

2020

A Diretoria Executiva adquiriu, em 2019, um novo acelerador linear modelo Elekta Infinity, cujo processo de instalação foi realizado em 2020.

2020

Reforma GAPPO

Em 2020, o Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico (GAPPO) ganhou da Cicopal um novo espaço, tão esperado há muitos anos.

Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo