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10/12/2009

Algumas pequenas mudanças que podem fazer grandes diferenças:

- Consuma diariamente um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, de preferência os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga);

- Consuma alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial;

- Inclua no cardápio diário: leguminosas, grãos, sementes e cereais integrais- trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, soja, feijões e ervilhas;

- Faça refeições que tenham as carnes (magras) como guarnição e não como prato principal;

- Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal;

- Escolha óleos vegetais saudáveis - azeite extra-virgem;

- Reduza o consumo de salgados, curados, defumados e churrascos;

- Substitua o sal por temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);

- Evite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas para 2 drinks por dia (homens) e 1 drink (mulheres);

- Controle e mantenha seu peso corporal sendo fisicamente ativo e através da prática de exercícios moderados durante, pelo menos, 30 minutos 5 vezes por semana.

 

O câncer é uma doença multifatorial e alguns hábitos como fumar, obesidade, má alimentação e falta de atividade física apontam para algumas das causas do problema. Segundo a World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute for Cancer Research (AICR), muitos tipos de câncer podem ser prevenidos quando fazemos escolhas saudáveis no estilo de vida e alimentação. É importante uma dieta variada com frutas, verduras, legumes, cereais e proteínas e evitar alimentos ricos em gorduras e os que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos , por exemplo os nitritos e nitratos usados para conservar alguns produtos como, picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, os quais se transformam em nitrosaminas no estômago, que têm ação carcinogênica potente.

 

 

Neusa Dias de Moura

Nutricionista - CRN 1.3252