Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

Médicos da Radioterapia se capacitam para receber acelerador novo

Destaque

Na reta final rumo a uma Rádio Oncologia de última geração, médicos do Serviço de Radioterapia do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) iniciaram, na segunda feira (15), o processo de treinamento para manuseio do novo acelerador linear da Elekta. A marca é fabricante do Linear Infinity, mais recente aquisição da ACCG, que deve começar a funcionar nos próximos meses. O equipamento, que opera com  técnicas de radioterapia de intensidade modulada (IMRT),  vai ampliar  em cerca de 30% a quantidade de pacientes atendidos diariamente na unidade de saúde, além de alinhar o HAJ com os maiores centros de Rádio Oncologia do Mundo.


Outros treinamentos remotos, que também irão capacitar físicos e dosimetristras do HAJ, estão agendados para serem realizados até sexta-feira (19). Nas ocasiões, os participantes aprenderão a manusear a ferramenta que promete, entre outras coisas, aumentar a precisão do tratamento, fornecer uma excelente cobertura tumoral, melhorar a compreensão da biologia do paciente,  permitir altos padrões de qualidade de vida para quem está lutando contra o câncer.


Na prática, a novidade reforça dois dos mais importantes pilares da ACCG: segurança do paciente e comprometimento com os resultados. É que por meio do Acelerador Linear Infinity, será possível, além de diminuir o tempo de espera e a duração das sessões de radioterapia, garantir que as doses do medicamento para os tecidos normais sejam tão baixas quanto possível, limitando os efeitos colaterais que muitas vezes tornam o tratamento ainda mais difícil para o doente.

Rumo à uma radioncologia de ponta

No mês passado, o médico e chefe do Setor de Radioterapia, Jean Teixeira de Paiva, acompanhou a inspeção da sala que vai receber o Acelerador Linear Infinity. Com ele o período de tratamento radioterápico de um paciente pode ser reduzido em até 50%, permitindo, por exemplo, que um tumor que seria tratado em 40 dias seja eliminado em 20 dias.

Atualmente, o HAJ atende uma média de 350 pacientes diariamente (95% SUS), mas a urgência da renovação tecnológica exigiu a troca de um dos aparelhos mais antigos, com 23 anos de uso, pelo modelo Elekta Infinity, utilizado hoje nos principais centros oncológicos do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Apesar de ninguém ficar sem assistência, os horários de atendimento foram remanejados durante a obra grandiosa necessária para receber o aparelho.

Veja Também