Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

Instituto de Ensino e Pesquisa promoveu curso sobre Retinoblastoma

Destaque

Foi realizado nos dias 20 e 21 deste mês, no auditório do HAJ - Hospital Araújo Jorge, o curso de Atualização em Oncologia Pediátrica e Oftalmologia – Retinoblastoma, promovido pela ACCG – Associação de Combate ao Câncer em Goiás, por meio da sua unidade operacional, o IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa e pela coordenação do Programa de Educação Continuada da mesma unidade.

O intuito do evento era debater esse tipo de câncer que atinge crianças comuns na infância e, que apesar de raro, possui um elevado índice de cura, desde que a doença seja diagnosticada precocemente. O Retinoblastoma se desenvolve na região posterior do olho, nas células da retina (membrana ocular sensível à luz), podendo ser hereditário ou esporádico. Ele pode acometer um ou ambos os olhos e é bastante agressivo, podendo invadir o nervo óptico e o sistema nervoso central, sendo, nestes casos, fatal. Além disso, pode sofrer metástase para outros órgãos.

O público participante compreendeu 79 pessoas, entre médicos oftalmologistas e oncologistas, enfermeiros, psicólogos, odontólogos e médicos e enfermeiros residentes. De acordo com a Dra. Patrícia Carneiro Brito, Médica Oncopediatra do Setor de Oncologia Pediátrica do HAJ, “o objetivo do evento que era avaliar o estudo atual do Retinoblastoma, como se encontra no mundo o tratamento e como está em Goiânia o tratamento, foi cumprido com êxito, pois o evento trouxe oftalmologistas de vários grupos e também oncologistas que já trabalham na instituição tratando os pacientes, além de ter a participação de renomados oncologistas de São Paulo, um da área clínica pediátrica e o outro da área cirúrgica oftalmológica”.

Vários pontos foram discutidos durante o evento, mas ficou claro a necessidade da  importância do ensino de oncologia nos centros universitários do País e de Goiás para possibilitar o diagnóstico precoce e o pronto atendimento do paciente portador de  neoplasia maligna e em especial do Retinoblastoma.

Veja Também