Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

HAJ recebe novos médicos residentes

Destaque

Hospital Araújo Jorge (HAJ, recebeu nesta quinta-feira, 01 de março, cinco novos médicos para o Programa de Residência Médica. Os profissionais irão atuar nas áreas de Radioterapia, Cancerologia Cirúrgica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) atua colaborando com a Coordenação de Residência Médica (Coreme) do HAJ no desenvolvimento do programa.

Representando a Diretoria Executiva da ACCG, o Tesoureiro Geral, Márcio Roberto Barbosa da Silva, avalia que a residência no HAJ já é bem consolidada, pois funciona desde 1990, além de ter residentes distribuídos por todo o país. “É um programa de grande importância, pois mostra que, além de assistencialista, a Instituição presta atenção ao ensino, enobrecendo muito a ACCG”, completa Márcio.

De acordo com o diretor do IEP, Elismauro Mendonça, a formação de recursos humanos na área de oncologia é muito importante para o estado de Goiás e o restante do país. “O Hospital tem, além da sua função assistencial, o objetivo de formar pessoas na área de Oncologia”, reforça o diretor.

O Coordenador do Programa de Residência Médica, Frederico Pereira Monteiro, afirma que a residência oncológica é uma área difícil, e que os jovens médicos devem aprender que a rotina de um paciente com câncer é diferente dos demais. “Eles devem prestar um apoio emocional aos pacientes, além do tratamento médico. O que podemos fazer é orientar. E o mais importante é respeitar o ser humano, o cuidado paliativo e ter bom senso ao tratar o paciente”, completa o coordenador.

O médico José Carlos de Oliveira, do Setor de Cabeça e Pescoço, comentou que começar uma residência oncológica é um ganho tanto para eles, quanto para a sociedade. “Aqui no Hospital é uma oportunidade de aprender muito, e eles devem aproveitar essa ocasião”, acrescenta José Carlos.

Daniel Henrique Porto Almeida, residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, afirma que, na residência espera se tornar um excelente profissional da área, além conhecer todas as patologias cirúrgicas de sua especialidade. É o que eu quero para minha vida”, ressaltou o médico.

Para Tiago Teixeira Monteiro, residente em Radioterapia, a escolha pelo Araújo Jorge veio após muita pesquisa sobre o Hospital, e também por sua família já morar em Goiânia. “Sou do Maranhão e optei por estar aqui pela referência que o Hospital possui. Acredito que os próximos três anos serão tão intensos quanto a faculdade, e quero aprender e contribuir”, finaliza.

Texto: Flávia Rocha e Suzana Ferreira (estagiária) - Assessoria de Comunicação

Veja Também