Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

ACCG promove primeira Semana da Saúde

Destaque

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948. Entre os dias 02 e 05 de abril, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), promoveu a primeira Semana da Saúde – Viva este Estilo de Vida!, desenvolvida pela Gerência de Recursos Humanos, em parceria com a Coordenação de Voluntariado. O objetivo foi proporcionar o despertar para ações educativas, preventivas e promover a saúde para os colaboradores da Instituições.

A programação da Semana da Saúde contou com quatro palestras, com os  seguintes temas: As reformas atuais e suas implicações para as políticas públicas e O Impacto das reformas atuais para o Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e usuários, com o representante do Conselho Estadual de Saúde, José do Carmo Alves Siqueira, e Ana Lourdes de Castro Schiavinato, representante do Conselho Regional de Psicologia; A saúde do trabalhador nos dias atuais, com a participação da médica do trabalho da ACCG Dra. Ludmilla Campos Furtado Ferreira Machado; A administração do tempo na era digital no combate ao estresse, com a participação do Instituto Goiano de Psicologia; e A humanização no contexto hospitalar, com a psicóloga Thalita Soares Agati.

De acordo com a Gerente de Recursos Humanos, Camilla Rodovalho, a Semana da Saúde foi planejada com o foco no cuidado com os colaboradores. “Tratou-se de  um momento de conscientização em relação aos cuidados com a saúde. Através de temas do nosso dia a dia, ressaltamos a importância daqueles que estão cuidando dos outros, também cuidarem de si mesmos”, afirma a gerente.

Para Poliana Derossi, Psicóloga Organizacional do serviço de Apoio ao Colaborador, a Semana da Saúde foi desenvolvida para destinar o pensamento em saúde  como ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades’. “Acreditamos então, a ser mais um valor importante de refletirmos, principalmente nos desafios em que transitamos durante a vida ao tentar estabelecer qualidade de vida”, comenta a psicóloga.

Presente na abertura da Semana  o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Liorcino Mendes,  disse que o Conselho optou por iniciar a Semana de Saúde Estadual no Hospital Araújo Jorge devido a magnitude da Instituição. “Ainda temos uma doença muito grave, e que ainda não tem a devida atenção do poder público, nem do ponto de vista da prevenção nem do ponto de vista assistencial do tratamento do câncer”, comenta o presidente.

Ângela Machado, coordenadora do Voluntariado do Hospital Araújo Jorge e membro do Conselho Estadual de Saúde, afirma que trazer o tema sobre o SUS foi importante para as pessoas conhecerem e entenderem como é a realidade no sistema, e os impactos que essas reformas terão na vida dos usuários. “Temos que estar a par da situação e ajudar na preservação do SUS, e o Conselho Estadual de Saúde luta para que milhares de goianos não fiquem sem sistema para fazer o seu tratamento”, comenta.

Para o palestrante José do Carmo, o dia foi destinado a falar sobre os problemas que os brasileiros enfrentam na saúde. “Vamos discutir o cenário do estado brasileiro, em relação ao que nós cidadãos podemos esperar do setor publico com relação a saúde”, enfatiza.

Ana Lourdes de Castro Schiavinato comentou que é de extrema importância debater sobre o SUS, tanto para usuários, quanto para trabalhadores do sistema. “Mais do que nunca, o SUS precisa provocar discussões. O SUS ainda não esta consolidado, apesar que a gente já conseguiu fazer muito com pouco”, enfatiza.

Murilo Rodrigues dos Santos, diretor do Instituto Goiano de Psicologia, afirma que auxiliar a educar um pouco mais as pessoas, por meio da psicologia na temática da era digital é muito importante da administração do tempo. “É sempre muito importante poder refletir sobre esse tema para que tenhamos uma vida, comportamento e relacionamento cada vez mais saudáveis na comunidade”.

Humanização

A psicóloga Thalita Soares Agati fez a palestra sobre “A humanização no contexto hospitalar”, e ressaltou que o conceito básico de humanização é reintroduzir o humano dentro do hospital, ou seja trabalhar com humanidade. “Se eu quero prestar um serviço de excelência, eu preciso me sentir mobilizada. O sentimento do paciente precisa me mobilizar para que eu seja um profissional melhor”, esclarece. Thalita ainda afirma que no tema sobre humanização, é trabalhado o relacionamento interpessoal como a estrutura física.  Exemplo disso é disposição dos equipamentos no quarto do paciente.

 

Texto: Flávia Rocha e Suzana Ferreira (estagiária) – Assessoria de Comunicação

Veja Também