Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

ACCG comemora o dia dos profissionais de Enfermagem

Destaque

Nos dias 10 e 11 de maio, as Gerências de Recursos Humanos e Enfermagem da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), promoveram um circuito de palestras para os colaboradores do Hospital Araújo Jorge (HAJ) e Unidade Oncológica de Anápolis (UOA), em homenagem ao dia dos Enfermeiros, celebrado em 12 de maio, e aos Técnicos em Enfermagem, comemorado no dia 20 do mesmo mês.

No HAJ, os colaboradores participaram das palestras “Psicologia positiva e os pilares da felicidade”, ministrada pela psicóloga Poliana Landin e da palestra “Humanização no contexto Hospitalar”, apresentada pela doutoranda em Psicologia, Marina Prado. Na UOA, a enfermeira Leiliane Alcântara de Brito, palestrou sobre os “Cuidados paliativos: Relevância, dificuldades e o papel da enfermagem”. Além disso, a ação contou com a participação da enfermeira especialista em Oncologia, Katy Cataldo Muniz, que aplicou a técnica de auriculoterapia para os profissionais presentes no evento.

Poliana Landin ressaltou que as práticas da psicologia positiva são aplicadas tanto no contexto organizacional, como no da saúde e familiar. “Essa técnica da psicologia tem como intuito proporcionar para as pessoas o conhecimento sobre aquilo que elas são e de maneira elas irão conseguir um maior nível de felicidade e bem estar no dia a dia”, relatou. Já Marina Prado, salientou sobre a importância do profissional estar capacitado com os aspectos técnicos e pessoais. “ Temos que humanizar na prática, pedir licença antes de acender a luz, chamar o paciente pelo nome. Mas, tenho percebido que isso não é suficiente, pois, não é só o paciente que está desumanizado, às vezes, é também, a família e a equipe”, explicou.

A palestrante da UOA, Leiliane Alcântara de Brito, reforçou a importância da atuação dos profissionais de enfermagem, durante o tratamento paliativo. “Lidamos, diariamente, com pacientes que estão em fase avançada da doença e que necessitam de um cuidado mais especializado. A equipe de enfermagem tem que ser preparada para lidar com pacientes nessa fase e atendê-los bem, promovendo a qualidade de vida”, comentou. A enfermeira da UOA, Ana Paula Peres, disse que o treinamento complementou os conhecimentos de toda equipe. “ É muito relevante ter esse conhecimento, pois dessa forma podemos oferecer uma assistência de melhor qualidade para o paciente”, complementou.

Além disso, no dia 9 de maio, a enfermeira da Unidade Oncológica de Anápolis, Ana Paula Alves Peres Rodrigues, ministrou uma palestra com o tema "Cuidados da enfermagem com o paciente oncológico", no auditório da Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis.

Para a gerente de Enfermagem, Luciana Garcia Lobo Duarte, essa homenagem é necessária, pois a profissão demanda coragem e muito amor. “Estamos homenageando nossos profissionais pelo trabalho edificante, pela competência e por abraçarem a profissão. O dia é especialmente para agradecer e mostrar a gratidão que temos por eles, pois são profissionais que cuidam muito bem dos nossos pacientes”, afirmou.

A gerente de Recursos Humanos, Camilla Rodovalho, relata que a união e o apoio das equipes ajudam no desenvolvimento dessas ações. “Reconhecer, valorizar e agradecer faz parte do nosso dia a dia na Instituição. Todos os meses, comemoramos o dia de algum profissional e exercitamos a nossa gratidão pelo engajamento e doação dos nossos colaboradores”, finalizou.

Texto: Suzana Ferreira (estagiária) - Assessoria de Comunicação 

Veja Também